O Novo Marco das Garantias: Lei 14.711
Teoria e Prática do Novo Sistema Registral e Notarial Imobiliário

O curso é destinado a advogados, notários, registradores, seus prepostos, a investidores e operadores do mercado, bem como a servidores, juízes e usuários do sistema notarial registral imobiliário brasileiro que desejam compreender, de forma completa e objetiva, o cenário de acesso ao crédito no país inaugurado pelo Novo Marco das Garantias (Lei 14.711/2023), os novos institutos, procedimentos, oportunidades e pontos controvertidos.

Início das Aulas

21 de Novembro de 2023 – Terça-feira – 18:30.

Precisa de ajuda?

Realização

A Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR) realiza o curso em parceria com o 3C (Centro de Conhecimento Chezzi).

Pré-Lançamento

CRONOGRAMA

  • Iniciativas de reforma da ARISP, Iniciativa de Mercado de Capitais – IMK 4 e 5, Doing Business (Banco Mundial), MPV 992.

  • Problema do capital morto e suas soluções: alienação fiduciária superveniente, extensão (recarregamento) das garantias reais, agente de garantias.

  • Instituições Gestoras de Garantias x Agente de Garantias: semelhanças e diferenças.

  • Melhorias nos procedimentos da alienação fiduciária de imóveis: leilões, quitação, múltiplas comarcas e múltiplos imóveis

  • Bem de família: origem da polêmica e retirada no Senado Federal.

  • Concurso de credores.

  • Excussão extrajudicial da hipoteca.

  • Modificações nos sistemas registral e notarial.

    Professores: Ari Álvarez Pires Neto, Bernardo Chezzi, Fábio Rocha, Melhim Chalhub e Patrícia Ferraz

  • A AF da propriedade superveniente. Conceito, eficácia, convivência dos direitos de múltiplos credores.

  • As novas regras para leilão e a exoneração da responsabilidade pessoal na AF de imóvel residencial e não-residencial. Casos práticos e exemplos da jurisprudência (não-exoneração, devolução de valores, preço vil).

  • Mudanças nos procedimentos da alienação fiduciária de imóvel (múltiplos imóveis, múltiplas comarcas, intimações, edital, leilões).

  • Alterações da Lei 14.620 nos atos eletrônicos da alienação fiduciária.

    Professores: Fábio Rocha, Melhim Chalhub e João Pedro Lamana

  • O recarregamento da hipoteca e da AF. Funcionamento, ausência de novação, independência e transmissão parcial dos créditos derivados garantidos, comparação com o contrato de abertura de linha de crédito (Lei 13.476), comparação com institutos estrangeiros, averbação das novas concessões de crédito, prioridade entre créditos derivados.

  • A Excussão extrajudicial hipotecária. Histórico e revogação do DL 70/66, comparação com o procedimento da AF de imóveis, ausência de ITBI na consolidação, posicionamento do STF dos temas relativos à hipoteca e à alienação fiduciária, faculdade de venda privada do imóvel hipotecado no caso de leilão deserto, ata notarial no leilão e título aquisitivo.

    Professores: Fábio Rocha, Melhim Chalhub e João Pedro Lamana

  • Análise dos diferentes créditos inscritos na matrícula e procedimentos registrais. O agente de garantias. Consolidação de todos os novos atos praticados pelo Registro de Imóveis e orientação de emolumentos.

    Professores: José Paulo Baltazar, Pedro Bacelar e Bernardo Chezzi

  • A registrabilidade de títulos atípicos. Títulos típicos e títulos atípicos.
  • Professores: Priscila Patah e Bernardo Chezzi
  • A utilização da ata para dar fé pública à resolução contratual. A certificação do termo, condição, prestação positiva, negativa. As repercussões nos processos extrajudiciais. A utilização para fins de processos judiciais. A ata notarial como título do artigo 221 da LRP. O manejo de valores das partes no depósito em confiança.

    Professores: Rafael Delpieri, Bernardo Chezzi e Hércules Benício

  • Extrajudicialização da execução e o RTD. A busca e apreensão dos bens móveis alienados fiduciariamente.

  • A compreensão das garantias sobre bens móveis, notadamente a alienação fiduciária. Procedimentos. A previsão da busca e apreensão dos bens móveis alienados fiduciariamente.

    Professores: Robson Alvarenga e Vanuza Arruda

  • Solução negocial prévia ao protesto. Renegociação de dívidas. Limites à atuação tabelioa. Procedimento de comunicação no protesto.

    Professores: Ionara Gaioso e Celso Belmiro.

  • Os especialistas tiram as dúvidas remanescentes e elucidam mais casos práticos nessa aula.

    Professores: Fábio Rocha, Ivan Jacopetti e Bernardo Chezzi e Leonardo Brandelli

Corpo Docente

Ari Álvares Pires Neto

Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Coramandel/MG, Ari é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Também é especialista em Direito registral imobiliário pela PUC/MG e em Direito deEmpresa pela Fundação Dom Cabral. Foi vice-presidente do IRIB para o Estado de Minas Gerais, no período de 2013 e 2014.

Ana Paula Frontini

Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 22ª Tabeliã de Notas da Capital de São Paulo. Especialista em Direito Notarial e Registral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.) Vice-presidente da Academia Notarial Brasileira. Examinadora na Comissão Examinadora do 9ª Concurso Público de Provas e Títulos. Conselheira Fiscal Titular no Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB). Conselheira Fiscal Titular Colégio Notaria do Brasil – Conselho Federal.

Celso Fernandes Belmiro

Titular do 5º Ofício de Justiça de São Gonçalo (RJ), Celso Fernandes Belmiro é doutor em direito processual civil, formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Foi Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro (CNB-RJ).

Ionara Pacheco de Lacerda Gaioso

Tabeliã titular no 1º Ofício de Protesto de Títulos de Brasília (DF), Ionara Gaioso é vice-presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), sendo presidente da seção do Distrito Federal do mesmo instituto. Bacharel em Direito pela UNICEUB-DF, é especialista em direito notarial e registral (IBEST ANOREG-BR).

Leonardo Brandelli

Oficial Registrador no 1º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil da Pessoas Jurídica de Jundiaí (SP). Leonardo é pos-doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha), doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Direito Registral Imobiliário na Universidade Ramon Lull – ESADE (Barcelona, Espanha).

Rafael Depieri

Advogado e assessor jurídico do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Seção São Paulo e Seção Rio de Janeiro. Rafael é mestre em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Também é pós-graduado em Direito Notarial e Registral Imobiliário pela Escola Paulista da Magistratura (SP) e pela Universidade Arthur Tomas.

Ana Cristina Maia

Registradora de Imóveis de Mariana (MG), é presidente do Colégio Registral de Minas Gerais (CORI-MG) e uma das professoras mais festejadas no tema de regularização imobiliária, notadamente de REURB.

Hércules Alexandre Benício da Costa

Tabelião titular no Cartório do 1º Ofício de Notas, Registro Civil e Protesto de Títulos de Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal. Hércules é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB) e Presidente do Colégio Notaria do Brasil – Seção Distrito Federal (CNB/DF). Ocupa a Cadeira nº 12 da Academia Notarial Brasileira.

Ivan Jacopetti do Lago

4º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo – SP, é mestre e doutor. Diretor da ARISP e da UNIREGISTRAL, é Coordenador Editorial da Revista de Direito Imobiliário do IRIB.

Patricia Ferraz

Registradora de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Diadema (SP). Patrícia é mestre em Direito pela PUC-SP, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em titulação da propriedade pela Fundación Internacional para Iberoamérica de Administración y políticas públicas (FIIAPP), especialista em Política Ambiental pelo Instituto de Direito Ambiental de Washington.

Robson de Alvarenga

Oficial do 4º Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas (RTDPJ) da Capital de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, Robson é Diretor de Assuntos Institucionais do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo.

Vanuza de Cassia Arruda

Registradora no Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Ouro Preto (MG), Vanuza é bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG). Coordena a especialização em Direito Notarial e Registral da Faculdade Arnaldo, sendo também professora em diversos cursos preparatórios para os concursos de cartório. É autora de livros jurídicos e coordenadora da Escola Superior do IRTDPJ Brasil.